sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que é gordura trans e seus malefícios para nosso organismo


Mudança em Rótulos é Boa, já a Gordura Trans Não
Você sabe o que é gordura trans e por que a indústria usa nos alimentos? Essa gordura é utilizada porque deixa os alimentos mais saborosos e ajuda a dar melhor resistência, ou seja, mantém o prazo de validade dos mesmos. Olhando por este ângulo parece que essa gordura é boa, mas na realidade ela não é.
A gordura trans pode aumentar a quantidade de colesterol ruim no organismo e é um fator de risco para problemas cardiovasculares, como informou a Dra. Gisele Rossi Goveia, coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD.
A Dra. Giselle Rossi também falou sobre a norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que determina que os rótulos dos alimentos apresentem informações sobre valor energético e quantidade de seus nutrientes. Leia mais na entrevista abaixo.
1) O que é gordura trans?
É um tipo gordura que é formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial.

2) Quais os produtos que mais contém a gordura trans?
Os alimentos de origem animal, como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras. Sendo que a maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados, como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, pastelaria, gorduras hidrogenadas e margarinas.

3) O que pode causar o consumo excessivo dessa gordura?
O consumo em excesso contribui para o aumento dos níveis de colesterol total eldl colesterol (colesterol ruim), bem como redução dos níveis de hdl colesterol (colesterol bom).

4) Se for consumida em pouca quantidade, a gordura trans também afeta o organismo?

Não existe um valor definido para o consumo. Recomenda-se a leitura dos rótulos dos alimentos, identificando quais alimentos são ricos ou não em gordura trans. A partir daí deve-se optar por aqueles que contenham menor teor deste tipo de gordura. A recomendação geral é que não se deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia.
5) A mudança nos rótulos proposta pela Anvisa é uma alternativa benéfica?
Acredito que a mudança na rotulagem seja benéfica. Mas é necessário que a população seja esclarecida sobre o que vem a ser gordura trans e quais os malefícios.

6) A população saberá interpretar as novas informações nos rótulos?
Sim, desde que devidamente orientados. E esta ação cabe aos profissionais especialistas no assunto. Na minha opinião, não adianta aterrorizar a população. É preciso trabalhar de forma educativa, informando a importância das gorduras totais e o que significa o que está sendo estipulado de gordura trans.

Isso aí gurias, abaixo à gordura trans!!!!!!!!!!!
Bjs

7 comentários:

  1. linda noite de sexta flor. tenha um maravilhoso Findy bjs no ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula
    Muito obrigado por colaborar na campanha.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. A gordura trans é um vilã bem mascarada mesmo, a nova dieta dos pontos fala pra calcular quantos gramas de gordura trans está consumindo pra não consumir a mais do que é indicado..
    boa pesquisa essa paula :D
    Bom final de semana lindona
    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. OI PAULA!!!
    VALEU PELAS INFORMAÇÕES!!!
    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!!!
    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  5. Inimiga mais funesta e silenciosa, né?
    Ordinária e criminosa essa gordura trans!
    Bjs, Paulinha!
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. xô gordura trans!!!

    Otimo fds flor! Beijinhus

    ResponderExcluir