sexta-feira, 9 de julho de 2010

Essa matéria sobre o consumo de pão é muuuuuito interessante, ainda mais para quem não dispensa um pãozinho no dia-a-dia...


Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda? Sim e não. Assim como todos os alimentos, depende da quantidade.
O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.
O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.
Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade. O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.
Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:
Torrada ou pão, o que tem menos calorias? Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas. Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.
Glúten prejudica o emagrecimento? O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho. É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca. No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.
O miolo engorda mais que a casca? O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.
O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável? Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.

Fonte :Blog Magra e Feliz

3 comentários:

  1. Oi Paula!!!
    Aih que saudade de um pãozinho, agora estou comedo só integral e consegui diminuir um pouco porque eu exagerava...
    Guria tu tinha um tesouro e não usava a rsrsrs me refiro a esteira aproveita bastante agora...
    Que foi aquela bolha que horror não sei como tu aguentou,acho que eu não conseguiria dar um passo, mas tu é valente heim rsrsrsrs...
    Amiga um ótimo final de semana
    beijinhosss

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga.. eu sou dakelas que não dispensa num paozinho..rs..bjs e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu sem paozinho até que passo bem mas as vezes dá uma vontade, mas acho que de vez em quando não prejudica tanto né... olha tem selinho pra vc lá no meu bloguinho viu... bjokasss

    ResponderExcluir